quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Aniversário de Ludwig Van Beethoven.

Bom, aproveitando que hoje, 16 de dezembro, é aniversário do grande mestre Beethoven, talvez o homem que eu mais idolatre nesse mundo, haha, vou fazer um post em sua homenagem, falando sobre sua trágica e fascinante história de vida.

Ludwig Van Beethoven na
sceu em Bonn, Alemanha, em 16 de dezembro de 1770. O avô Beethoven trabalhava como diretor de música da corte de Colônia e era um artista respeitado. Seu filho, Johann, pai de Ludwig, o seguiu na carreira, mas sem o mesmo êxito. Johann percebeu que Ludwig tinha talento e tratou de obrigar o filho a estudar muitas horas por dia.
Ludwig deixou a escola com apenas 11 anos e aos 13, já ajudava no sustento da casa, trabalhando como organista, cravista, músico de orquestra e professor. Era um adolescente tímido e melancólico, freqüentemente imerso em devan
eios. Em 1784, Beethoven tornou-se amigo do conde Waldstein, que notou o talento do compositor e o enviou para Viena, na Áustria, para que se tornasse aluno de Mozart. Em duas semanas, Beethoven voltou para Bonn, supostamente porque Mozart não lhe deu a atenção esperada. Começou então a fazer cursos de literatura, como uma forma de compensar sua falta de estudo. Teve contato com as fervilhantes idéias da Revolução Francesa e a literatura pré-romântica alemã de Goethe e Schiller. Esses ideais se tornariam fundamentais na arte de Beethoven.
Em 1792, Ludwig
partiu definitivamente para Viena, novamente por intermédio do conde Waldstein. Dessa vez, ele havia sido aceito como aluno de Haydn. Seus primeiros anos vienenses foram tranqüilos, era um pianista de sucesso e soube cultivar admiradores. Surgiram então os primeiros sintomas da surdez. Em 1796, aos 26 anos. Começou a queixar-se, e teve o diagnóstico uma congestão dos centros auditivos, que lhe transtornou bastante o espírito, levando-o a isolar-se e a grandes depressões. Em 1802, por recomendação médica, foi descansar na aldeia de Heilingenstadt, perto de Viena. Em crise, escreveu o que seria o seu documento mais famoso: o “Testamento de Heilingenstadt”. Trata-se de uma carta, originalmente destinada aos dois irmãos, que nunca foi enviada, onde ele reflete, desesperado, sobre sua arte e a tragédia da surdez.
O suicídio era um pensamento recorrente. O que o fez mudar de idéia foi encarar a música como missão: “Foi a arte, e apenas ela, que me reteve. Ah, parecia-me impossível deixar o mundo antes de ter dado tudo o que ainda germinava em mim!” Beethoven procurou esconder seu problema de todos, e só em 1806, revelou o problema, em uma frase anotada nos esboços do Quarteto no. 9: “Não guardes mais o segredo de tua surdez, nem mesmo em tua arte!”. Beethoven nunca se casou e sua vida amorosa foi uma sucessão de insucessos e de sentimentos não-correspondidos. Apenas viu realizado um amor correspondido. A revelação está na “Carta à Minha Amada Imortal”, escrita em 1812. A identidade dessa mulher nunca ficou clara e suscitou muitas especulações. Em 1815, o irmão de Ludwig, Karl, morreu deixando um filho de oito anos para ele e a mãe da criança cuidarem. Beethoven lutou na justiça para ser seu único tutor e ganhou a causa. Beethoven passou os anos seguintes em depressão, mas, ao sair dela em 1819, deu início a um período de criação de obras-primas, o qual inclui a composição da grande “Nona Sinfonia”, sua última sinfonia, e a que mais se consagrou no mundo inteiro. Foi em plena atividade, cheio de planos para o futuro, que ficou gravemente doente - pneumonia, além de cirrose e infecção intestinal. Morreu no dia 26 de março de 1827.
É considerado um dos pilares da música ocidental, pelo incontestável desenvolvimento, tanto da linguagem, como do conteúdo musical demonstrado nas suas obras, permanecendo como um dos compositores mais respeitados e mais influentes de todos os tempos.

Muitos críticos o distinguem como um dos poucos homens que merecem a adjetivação de "gênio".

4 comentários:

  1. "Era um adolescente tímido e melancólico, freqüentemente imerso em devaneios." (oi?!) Brincadeira.

    Eu já tinha estudado sobre ele na escola. É uma história bem legal...

    ResponderExcluir
  2. Eu já devo ter lido a biografia dele mais de 15 vezes, e já vi os dois filmes dedicados a ele (Minha Amada Imortal e O Segredo de Beethoven) muitas vezes também. É uma ótima história.

    ResponderExcluir
  3. "Era um adolescente tímido e melancólico, freqüentemente imerso em devaneios." (oi?!) Brincadeira. (2)
    caraaaaa, podiam ensinar isso pra gente no colégio!! ao inves de quem descobriu o brasil, como descobiru...
    por que a gente não pode aprender sobre pessoas que fizeram história? garanto que mais pessoas gostariam de ter aula de história u-u

    ResponderExcluir
  4. estou afazer um trabalho sobre ele

    ResponderExcluir